domingo, 15 de outubro de 2017

Aprendizagem colaborativa construindo o futuro

      O profissional do século XXI é criativo e inovador, na forma como trabalha e também como aprende. O Learning 3.0 dá significado e importância para as experiências e ideias do homo digitalis, que vê na colaboração a grande saída para a resolução de problemas e inovação.

Antigamente, quando a empresa tinha algum problema, ela contratava um consultor especialista, que ficava alguns dias entrevistando as pessoas, fazia um diagnóstico, fechava todo mundo numa sala e apresentava a (sua) visão do que solucionaria o problema proposto. Essa solução deveria ser seguida à risca por toda a equipe e, caso não funcionasse, ou era problema do pobre consultor, que saía da história completamente queimado no mercado, ou algum grupo da empresa gerou uma resistência à solução.
Vamos voltar nossa atenção ao grupo dos resistentes. A resistência não nasce somente pelo simples fato de não querer que as coisas funcionem. Essencialmente, a resistência nasce por que não concordamos com alguma coisa e, principalmente, por que acreditamos que temos capacidade de oferecer uma solução para o problema.
O mercado de trabalho está sendo tomado por uma nova geração, a Geração Z. O "homo digitalis", como costumo chamar, foi criado desde cedo com vários recursos tecnológicos, que transformaram completamente sua personalidade, em relação à geração anterior.
Extremamente conectado, o homo digitalis aprendeu desde cedo com a web a compartilhar arquivos, comentar e curtir fotos e posts de amigos e conversar de maneira rápida e objetiva. Desta forma, as pessoas desta nova geração se julgam perfeitamente capazes de resolver seus problemas através da troca de experiências. Por isso, a figura do consultor com um pacote de soluções não é muito bem-vinda para eles.
aprendizagem colaborativa é uma ferramenta que faz muito sentido para o homo digitalis, pois ele pode levar o seu dia-a-dia ao mundo dos negócios e sentir-se parte do processo, o que traz engajamento com qualquer causa. Aliás, o homo digitalis é conhecido pelo seu alto grau de engajamento. É só fazer uma rápida visita às redes sociais e verificar os comentários sobre um tema: opiniões contrárias e a favor, experiências e ideias. Esse é o novo profissional, que pode e vai transformar o mundo corporativo!


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/learning-3-0-aprendizagem-colaborativa-construindo-o-futuro/79425/

Nenhum comentário:

Postar um comentário